domingo, 10 de março de 2013

Pensei que poderia explicar...

I. Pensei (Palavrantiga)

Pensei que só por meu pensar
Tu virias a ser, mas não
Eu pensei que só por meu cantar
Tu virias a ser, mas não


É que a música soou
Mesmo sem minha voz
É que o Senhor me tocou
Quando esqueci de imaginar
 

Eu pensei que poderia explicar
A grandeza que és, mas não
Eu pensei que poderia encontrar
O caminho que és, mas não
 

A explicação se esgotou
Mesmo querendo encontrar
É que o Senhor me buscou
Quando a estrada era só escuridão
 

Vou e faço o meu melhor
E ser barro em Tuas mãos
Tu vens, me chamas para entrar
Em Teu reino de amor
 

Tu és meu Deus, teu nome é grande
Tu és eterno, mas não distante
Canto sereno, tua grande glória
Tu és Santo Deus, Aleluia!
 

Pensei que poderia explicar a grandeza que és,
mas não...


II. “Sei que existo; portanto eu sou. Sei que a força divina existe; portanto ela é. Já que sou parte dessa força, sou o que sou.” Shirley MacLaine*
* Símbolo do movimento narcisista “Movimento Potencial Humano”, pois era cega de paixão por si mesma.

1) Quais as principais diferenças entre a música e a citação acima?

2) Na música, o que aconteceu quando a explicação se esgotou? A qual conclusão o autor chegou?

III. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. (...) Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.(...) Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.” Hebreus 11:1-3, 8,11-12

3) Segundo o texto de Hebreus, o que é fé? Nos textos I e II, em quem os autores centram sua fé?

4) Qual a relação entre a música e os exemplos mostrados na passagem bíblica?

5) Você acha que é possível conciliar as explicações da ciência e a fé? Por quê?

Para refletir:
"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta." Isaac Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário