domingo, 10 de março de 2013

O melhor estudo sobre HUMILDADE já visto


1-      Qual você acha que era a verdade intenção de Cornélio (o cara com cabelo da tirinha)?

“E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.
 E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo. E, advertindo-o severamente, logo o despediu. E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.”
Marcos 1:40-44

2-      Qual a diferença de atitude você vê entre Jesus e a de Cornélio?

“E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:  Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: “Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. “
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado”
Lucas 18:9-14

α - Os fariseus eram muito bem vistos pela sociedade judaica, que os consideravam justos e corretos.
β - Os publicanos eram judeus escolhidos pelo Império Romano para cobrar impostos do povo e por isso eram vistos como traidores. De fato, muitos publicanos utilizavam sua posição para enriquecer ilicitamente.

3-      Qual dos dois (o fariseu ou o publicano) você acha que teve uma atitude mais semelhante a de Cristo? O que levou ele a ter esta atitude?

“O maior dentre vós será vosso servo.  E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
Mateus 23:11-12
4-      Gandhi afirmou: “Quem não Vive para Servir, não Serve Para Viver” essa frase é verdadeira? Quais relações podem ser feitas dessa frase com os textos lidos?

Para refletir:
Jesus é Filho de Deus, foi enviado por ele para poder levar a palavra e nos salvar, pois todos nós estávamos condenados pela imundície dos nossos pecados. Mesmo ele sendo a maior Pessoa da Terra, ele foi humilde e serviu a todos e até chegou a lavar a lavar aos pés dos seus discípulos. Ele também nos ensinou que todos aqueles que se humilham perante Deus, serão exaltados. Ele sendo Filho de Deus nasceu em um estábulo e trabalhou como carpinteiro, o mundo todo é Dele, mas ele veio como pobre.
“Lembrem-se que não há mais ninguém melhor do que Alguém que se fez pobre. Lembre-se de quem nos deu o próprio sangue como um selo, que homens vão e vêm mas Ele permanece eternamente. Que Aquele que desceu, é o mesmo que subiu e que nos levará para sempre”                                   Banda Resgate

Nenhum comentário:

Postar um comentário