domingo, 10 de março de 2013

Mas quem é meu próximo?


“Jesus respondeu assim: – Um homem (judeu) estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto.
Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada.  Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele.
Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele.
No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: – Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.”
Lucas 10:30-35 (NTLH)

Sacerdote: é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular.
Levita: O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto.
 “Os samaritanos eram judeus mestiços, misturados com outros povos, e não tinham aceitação por parte dos judeus, havia uma rixa entre eles, não se gostavam, pois divergiam em várias coisas.”

1- Na sua opinião, quem foi o mais próximo do homem assaltado? Por que você acha que ele teve essa atitude e os outros não tiveram?

“E um deles, que era mestre da Lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou:
 – Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
Jesus respondeu: – “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.”  Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”. Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos.”
Mateus 22:35-50 (NTLH)

2- Sobre o que Jesus disse você pode considerar que o Samaritano amou o Judeu?

3- Você acha que é difícil agir da forma ensinada por Jesus?

4 - Nos dias de hoje, como você acha que alguém reagiria se deparasse com uma situação semelhante a do texto 1? E qual você acha que seria a sua atitude?



5- Nessa tirinha você acha que o Cebolinha agiu como próximo do Cascão?

"O amor de Deus por nós é um assunto muito mais seguro de se pensar do que o nosso amor por ele." C. S. Lewis

6- Qual a relação que você vê entre a atitude do Bom Samaritano e o amor de Deus por nós?

Pra refletir: Mesmo os Samaritanos e os Judeus não se dando bem, o Samaritano cuidou do Judeu e pagou todas as despesas médicas e hospedagem. Será tão difícil agir assim? O que você faria se uma pessoa que você não gostasse caísse na sua frente? Você socorreria? E se não tivesse mais ninguém para ajudar ele, o que você faria?

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário