sábado, 8 de junho de 2013

Tão Natural

Flor amarelinha colorida de hidrocor
Esse jardim é todo feito de isopor
Suco de caixinha, vento de ventilador
Eu me divirto e faço compras no computador

Liso de chapinha cada dia uma cor
Não fica velha estica o rosto no doutor
Fruta de novela, o sorriso do vovô
Quem é esse cara enganando o eleitor?

Tão natural, é tudo tão natural
Tão natural, é tudo artificial
 
Repare bem e veja se não é exatamente assim
Como eu digo
De repente a gente acha tudo ou quase tudo assim
Natural

Cuidado menina, cuidado menino
Com o que eu digo
De repente a gente acha tudo ou quase tudo assim
Natural

(Crombie) 
 


1)      Por que as coisas citadas na música tornaram-se tão naturais? Por que o autor da música pediu cuidado para tais coisas?


3Então o rei [Nabucodonosor] ordenou que Aspenaz, o chefe dos oficiais da sua corte, trouxesse alguns dos israelitas da família real e da nobreza; jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei. Ele devia ensinar-lhes a língua e a literatura dos babilônios. O rei designou-lhes uma porção diária de comida e de vinho da própria mesa do rei. 8Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida* e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles. 18Ao final do tempo estabelecido pelo rei para que os jovens fossem trazidos à sua presença, o chefe dos oficiais os apresentou a Nabucodonosor. O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei.” Daniel 1:3-5,8,18-19
*Talvez comê-lo envolvesse uma violação das leis dietéticas da legislação mosaica ou também envolvesse comer um alimento que houvesse sido oferecido para ídolos babilônicos. 

2)      Qual foi a atitude de Daniel diante da imposição de se alimentar com a comida oferecida pelo rei? Nessa e em outras situações, é difícil se opor ao que é natural aos demais?

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.  Romanos 12:1-2

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8


3)      O que você entende por conformar com este século? O que fazer para não cair no conformismo citado no texto de Romanos?

4)      Que tipo de coisas tem ocupado nossas mentes? Com o que deveríamos ocupá-la?

5)      O que seria a renovação da mente? Como é possível fazer isso? Qual é a importância dessa transformação?

Para refletir: “A fé e o pensamento caminham juntos, e é impossível crer sem pensar.” (Crer é também pensar – John Stott)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário